Matrimónio

Queridos noivos
É com muita alegria que a Comunidade de Nossa Senhora de Fátima vos acolhe e saúda. Sentimo-nos muito felizes por terdes escolhido a nossa Igreja para a Celebração do vosso Matrimónio. Dado ser um momento e uma celebração muito especial, queremos ajudar-vos a prepará-la e a vivê-la para que seja não só um momento único e inesquecível mas, também, e sobretudo, um momento de graça, bênçãos e felicidade. Este espaço pretende ser uma ajuda eficaz em todo o processo rumo à celebração do vosso Matrimónio.
PORQUÊ CASAR?
Quando duas pessoas se amam de verdade, torna-se natural o desejo de unir e partilhar as suas vidas para sempre. E sendo tão grande um amor assim, será natural o desejo de o tornar "oficialmente" conhecido das outras pessoas, através de um gesto muito especial: o casamento. O casamento assume, assim, um enorme significado: é o culminar de uma fase de namoro, que se transforma em compromisso livre e sem condições; é o início de uma nova forma de estar em família alargada e na sociedade; mais do que um "par de noivos", os que se casam são já uma nova família, que poderá crescer, com o nascimento dos filhos; a presença dos convidados significa também o reconhecimento de uma nova forma de estar dos noivos e o compromisso de os ajudarem, quando isso for necessário.
PORQUÊ CASAR NA IGREJA?
Para os católicos, o casamento não é uma simples formalidade civil. Pelo contrário, os noivos católicos acreditam que o amor que os une é um "sinal" muito particular do próprio amor de Deus e sinal do amor com que Jesus Cristo ama a Igreja. "Sinal" é também um dos significados da palavra "Sacramento". O Matrimónio é um Sacramento! Por este sacramento - o Matrimónio -, os noivos oferecem-se mutuamente diante de Deus e Deus consagra (torna sagrado) e abençoa esse amor. Por sua vez, a comunidade é testemunha e une-se à oração e à alegria dos noivos. A decisão de celebrar o Sacramento do Matrimónio deve ter motivações religiosas e de fé e não por razões sociais ou para agradar aos pais ou porque é mais solene ou bonito. Os noivos têm o direito de casarem na Igreja mas também têm o dever de se prepararem para celebrar aquele Sacramento