O que é Intercessão?

A intercessão é uma forma de oração em que uma pessoa intercede a Deus em favor de outra pessoa ou realidade. No contexto da oração, interceder significa pedir ou intervir em favor de alguém, ou seja, orar em favor de outros.

O verbo "interceder" e o substantivo "intercessão" podem ser usados no Antigo Testamento para traduzir um termo hebraico que transmite o sentido de "solicitar". No Novo Testamento esses vocábulos podem traduzir um termo que significa "apelo" ou "petição". Mas o sentido de intercessão é aplicado quando a solicitação, a petição ou o apelo é feito por alguém em favor de outras pessoas.

A Intercessão na Bíblia

Na Bíblia temos muitos exemplos de intercessão. Logo no livro de Gênesis, por exemplo, Abraão aparece como sendo alguém que tinha o dom da intercessão (Gênesis 20:7). O livro de Êxodo mostra-nos como Moisés intercedeu em favor de Israel (Êxodo 32:31,32). Os profetas, de modo geral, eram intercessores, ou seja, frequentemente oravam a Deus em favor do povo.

O próprio Jesus também é relatado na Bíblia como o intercessor do seu povo junto ao Pai (Romanos 8:34; Hebreus 7:25; 1 João 2:1,2). Inclusive, os Evangelhos registam orações de Jesus ao Pai a favor dos seus discípulos (João 17:15).

Na Carta aos Romanos, S. Paulo destaca que a intercessão também faz parte do ministério do Espírito Santo. O Espírito Santo intercede pelos crentes com "gemidos inexprimíveis" (Romanos 8:26). Na Bíblia, o intercessor desempenha um papel crucial na vida da comunidade. Ele é chamado a interceder em favor dos outros, levando as suas necessidades a Deus e buscando a intervenção divina nas suas vidas. O intercessor é alguém que se coloca no lugar do outro, assumindo suas dores, preocupações e lutas, e apresentando-as diante de Deus através da oração.

A Intercessão na vida cristã

A intercessão desempenha um papel fundamental na vida cristã, pois é uma forma de expressar o amor e o cuidado pelos outros. Ela leva-nos a sair do nosso próprio mundo e a nos preocuparmos com as necessidades dos outros. Através da intercessão, podemos ser instrumentos nas mãos de Deus para trazer cura, paz, amor e a transformação da vida das pessoas.

O cristão, discípulo de Jesus, não é chamado a interceder apenas por quem ele tem alguma afinidade pessoal. Na verdade o cristão também deve apresentar-se diante de Deus intercedendo por todos e por todas as necessidades.

O nosso Ministério Comunitário de Oração e Intercessão será para Interceder por quê e por quem?

O Ministério de Oração e Intercessão da nossa Comunidade é chamado a orar e a interceder, primeiramente por toda a nossa Comunidade: pelos seus sacerdotes, por todos os Movimentos e Organismos da Comunidade, por todas as famílias que constituem a nossa Comunidade, pelas crianças, jovens, casais, idosos e doentes da Comunidade e pelas instituições que servem na nossa Comunidade.

Também na nossa Intercessão teremos presente toda a Igreja, o Papa, a nossa Diocese e o nosso Bispo, bem como todas as necessidades do mundo.

Também seremos convidados a orar e a interceder por algumas intenções e pedidos de oração que são confiadas à nossa Comunidade, ou/e sempre que exista na Comunidade alguma situação que careça da nossa oração e intercessão.

Sempre que houver alguma intenção ou situação especial, estas serão devidamente anunciadas.

Quando devemos exercer o nosso ministério de Intercessão?

Todos os dias, à hora mais conveniente e no local que a cada um aprouver.

Quem pode integrar o nosso Ministério de Oração e Intercessão?

Qualquer membro da nossa Comunidade, desde que assuma este compromisso com humildade, generosidade e fidelidade.


ATRAVÉS DO LINK ABAIXO PODE INSCREVER-SE COMO "INTERCESSOR"