Preparação da celebração

Os noivos deverão escolher as Leituras para a Celebração, bem como convidar os respetivos leitores. É da responsabilidade dos noivos "contratar" ou não, quem anime musicalmente a celebração. Os cânticos deverão ser de acordo com a liturgia e litúrgicos, não sendo permitido o recurso a "música" gravada. Deverá ser apresentado ao pároco as leituras, cânticos e demais textos preparados para a celebração.
Na ornamentação da Igreja deverá ter-se em conta que:
• Não devem ser colocados arranjos florais sobre o altar;
• Não devem alterar ou mudar a disposição do mobiliário;
• Não devem ser usadas colas ou fitas-colas no mobiliário e/ou bancos;
• Não devem ser colocadas velas nas carpetes;
• Não deverão ser colocados arcos, baloiços ou outras estruturas.
• Não devem ser espalhadas flores, confettis e/ou outros materiais no chão da igreja.
À saída dos noivos, o atirar do arroz e/ou pétalas de flores, deve ser feito quando os noivos já se encontram no adro e não no guarda-vento ou na entrada da Igreja.
Os cumprimentos aos noivos não devem ser feitos na Igreja.
PONTUALIDADE
Aos noivos pede-se pontualidade à hora marcada para a celebração, por respeito aos convidados e ao sacerdote que poderá ter outros compromissos assumidos!
Passado um quarto de hora da hora prevista para a celebração, se os noivos, ou a noiva, ainda não tiverem chegado, o Matrimónio será celebrado numa Celebração da Palavra, não sendo celebrada Eucaristia.
Na celebração do Matrimónio, como em todas as outras celebrações, pede-se descrição, dignidade e respeito no que toca a fotografias e filmagens. Os fotógrafos e reportares de imagem deverão respeitar o espaço sagrado e a celebração, evitando movimentações indevidas e exageradas que possam condicionar o bom ritmo e ambiente litúrgico que se impõe nestas circunstâncias. Os fotógrafos e operadores de imagem não devem circular e/ ou colocar-se atrás do sacerdote, nem andar à volta do altar.
O Matrimónio acontece numa celebração sagrada e na Igreja, daí que é pedido o silêncio e o respeito devidos por parte de todos, bem como decoro e decência no vestir.